A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) íntegra a força tarefa do Governo do Estado, que está mobilizada para oferecer ajuda humanitária à população do sul e extremo sul da Bahia, atingida pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias. A pasta tem dedicado atenção especial aos grupos indígenas que vivem nestas regiões.
“Estamos visitando as aldeias para entrega de doações e avaliação dos danos. Reiteramos o compromisso do Governo do Estado e nos colocamos, permanentemente, em atenção e vigília frente à necessidade dos povos indígenas e demais comunidades tradicionais prejudicadas pelas chuvas”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães, que esteve em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, acompanhada da superintendente estadual de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó.
A comitiva realizou a entrega de donativos – água mineral, colchões, cobertores e alimentos – em comunidades indígenas dos dois municípios. “Estamos unindo esforços com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, lideranças indígenas locais, representação regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas e prefeituras, visando atender as demandas e traçar os próximos passos para garantir assistência às famílias e restabelecer a normalidade nos municípios”, acrescenta a secretária.
O poder público estadual já encaminhou cinco caminhões, contendo sete mil litros de água mineral, mil colchões, mil cobertores e mais de 20 toneladas de alimentos para Santa Cruz, Cabrália e Ilhéus, considerados os municípios mais afetados. As informações são de assessoria.