No último dia 24 de abril, a Casa Azul Xengobulengotengo e o Coletivo Ler é Divertudo mobilizaram parte da comunidade de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, para um evento de leitura em comemoração ao Dia Mundial do Livro. Intitulado ‘Leitura fora da Casinha’, o evento aconteceu na praça J.J. Seabra no final da tarde, e disponibilizou muitos livros de literatura para as infâncias com grande valor literário, garantindo uma diversidade de autores e estéticas para a criançada explorar.
O evento contou com a mediação de leitura de Ernesto Jazade, Valéria Rocha, Glayce Assunção, Rafaelle Xavier e Adriana Oliveira, que entusiasmaram as crianças com histórias fascinantes e encantadoras. A importância da leitura e da literatura para o desenvolvimento da criança e do indivíduo foi amplamente destacada pelos mediadores, que incentivaram as crianças a se interessarem cada vez mais pelos livros e pela leitura.
Além da participação dos mediadores, o evento também contou com a presença e participação das famílias, pais, mães, tios e tias, avós, que leram histórias para as crianças presentes. A participação ativa desses familiares é fundamental para incentivar a leitura e a literatura de forma prazerosa desde cedo, fortalecendo o vínculo afetivo e o interesse dos pequenos pela leitura.
A presença das famílias também demonstra a importância que a comunidade de Itaberaba dá à leitura e à educação. Essa iniciativa mostra como é possível envolver a todos neste processo e criar um ambiente acolhedor e agradável para a promoção da leitura.
Esse evento é de suma importância para o cenário cultural da cidade de Itaberaba. A iniciativa do coletivo Ler é Divertudo e da Casa Azul Xengobulengotengo mostra como a leitura pode ser prazerosa e divertida, além de contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. As informações são de assessoria.