O município de Utinga, no sertão da Chapada Diamantina, comemorou o seu 70° aniversário de emancipação política na última quinta-feira (27). As comemorações começaram pela manhã com um ato cívico em frente ao paço municipal, que contou com a presença de representantes dos poderes Legislativo e Executivo, artistas, comunidade e a apresentação da Fanfarra Liberdade (FANLIB).
Presente ao evento, o prefeito Joyuson Vieira (PSB) destacou a força do povo de Utinga desde suas origens até os dias atuais. Ele homenageou os protagonistas da emancipação, assim como todos os que desde então ajudaram a construir a Utinga de hoje.
Joyuson também registrou o momento histórico vivido ali, onde o civismo e a civilidade, em um inquestionável ato de amor a Utinga, conseguiram juntar no mesmo espaço as mais distintas representações do município, exaltando assim a força da democracia.
Durante a tarde, as comemorações seguiram no povoado de Cabeceira do Rio, onde aconteceu a Feirarte, com apresentações culturais e inaugurações. Já à noite, a cidade foi animada por shows de Humberto Palha, André Viola e Roquinho do Forró.
Emocionado, o prefeito Joyuson inaugurou uma nova Cabeceira do Rio, com 100% de pavimentação, Praça Dias Coelho urbanizada, implantação do Espaço Recreativo e Criativo Domingos da Cruz, letreiro turístico ‘Cabeceira do Rio Minha Paixão’, e uma rotatória de acesso ao povoado pela Rua Dona Aninha Vieira.
O prefeito ainda frisou a sua saudade da presença física da primeira-dama Aninha, falecida em janeiro de 2021, mas reforçando que “em cada realização para com o povo de Utinga ela está presente, pois é a sua inspiração em governar para todos priorizando sempre os que mais precisam”.
As comemorações dos 70 anos de emancipação política de Utinga foram marcadas por gestos de alegria e emoção por parte dos moradores locais. A cidade segue em festa, celebrando seus 70 anos com trabalho e muita festa até o domingo. Com informações de assessoria.