Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Criminosos usam número de telefone falso em nome do prefeito de Irecê para tentar aplicar golpes

Prefeito de Irecê Elmo Vaz | FOTO: Reprodução |

Criminosos estão usando um número de telefone falso para se passar pelo prefeito Elmo Vaz (PSB) do município de Irecê, região da Chapada Velha. O caso foi denunciado na manhã da última sexta-feira (5) pelo advogado Reinilton Souza, secretário executivo da Associação dos municípios da microrregião de Irecê (Unipi).

“Estão usando um número falso se fazendo passar pelo prefeito Elmo Vaz. Se você receber qualquer ligação ou mensagem solicitando PIX, desconsidere e faça o bloqueio do telefone”, alerta a assessoria. Ainda conforme o secretário, outro gestor da região também foi vítima de tentativa de golpe. O número de WhatsApp utilizado pelo criminosos é o (61) 99826-6535.

Tentativa de outros golpes
“Foi a um prefeito mas pode ser tentado com qualquer pessoa. Prefeito de nossa região foi contatado, por ligação telefônica, usando o sistema ‘Deep Fake’, que adultera a voz e a deixa idêntica a voz daquela pessoa que estaria ligando. No caso, se fizeram passar pelo ministro Márcio França, de Portos e Aeroportos”, aponta nota.

No caso específico, o golpista liga para o chefe de gabinete e para a secretária de um gestor para ele ligar pra um número 61. Isso porque o falso ministro queria falar com o prefeito. “O recado chega do gabinete de uma deputada e quando eu ligo o ministro atende. Ele fala comigo tratando de assuntos do Ministério [informações disponíveis em redes sociais]”, diz um gestor que passou pela situação.

O falso ministro pede para que o prefeito o ajude a resolver o velório da mãe do caseiro que mora no município de Seabra. “Ele me pede uma conta pra fazer uma transferência no valor de R$ 1,6 mil. Eu insisti e disse que ele não se preocupasse que eu ia enviar o DRO [Demonstrativo de Resultados Operacional]. Ele insiste que não, que vai me enviar e me pede para eu levar em algum lugar que uma pessoa irá levar até Seabra”, salienta o prefeito.

“Eu parei e pensei: como um ministro vai se prestar a esse papel se tem tantos assessores para resolver coisas desse tipo? Caiu a ficha: golpe. Liguei para chefe de gabinete da deputada que ligaram para o gabinete do ministro e confirmou o golpe. O mais grave de tudo: ele imita a voz do ministro e fala de assuntos que tratamos recentemente”.

Como evitar golpes
Para evitar ser vítima da clonagem de WhatsApp, alguns cuidados também podem ser adotados pelo usuário. O principal deles é ativar a verificação em duas etapas. Para acionar a proteção extra no WhatsApp basta abrir o aplicativo, ir até a aba ‘Configurações’, escolher o item ‘Conta’, selecionar a ‘Verificação em duas etapas’ e clique em ‘Ativar’.

Outra dica importante é nunca compartilhar o código de verificação de seis dígitos com terceiros. Também é importante evitar a instalação de aplicativos desconhecidos e o compartilhamento de informações e dados pessoais através do WhatsApp. Jornal da Chapada com texto base do site Central de Notícias.

Sair da versão mobile