Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Estrada que corta a região chapadeira, BR-242 é considerada uma das 10 mais bonitas do Brasil; problema são os buracos

Estrada federal corta a região da Chapada Diamantina e passa pelo oeste baiano | FOTO: Reprodução/Correio de Minas |

A BR-242, nomeada como Milton Santos, é uma das rodovias mais importantes do Brasil, e é reconhecida como uma das 10 estradas mais bonitas do país, graças à sua localização privilegiada que corta a Chapada Diamantina, uma das grandes belezas naturais da Bahia. No entanto, nem tudo são flores na BR, já que o alto número de acidentes devido à imprudência e má conservação da pista cheia de buracos.

A Chapada é conhecida por suas paisagens deslumbrantes, com montanhas, cachoeiras, vales e cânions que atraem turistas de todo o mundo. E a BR-242 atravessa essa região, proporcionando vistas panorâmicas. Por isso, é importante manter a estrada sempre com manutenções constantes. “Deveriam criar um conselho e buscar por melhorias, principalmente quem se beneficia da região, como empresário e políticos fazendeiros”, sintetiza uma fonte ligada ao Jornal da Chapada.

Uma das atrações mais populares na região é o Morro do Pai Inácio, que pode ser avistado às margens da BR-242 – uma rodovia transversal brasileira – que passa pelo oeste baiano. Mas para quem deseja ir além e ter uma experiência única, é possível fazer uma trilha leve e chegar ao cume do morro para admirar ainda mais a beleza local.

Visitantes desfrutar de uma vista panorâmica incrível do alto do Morro do Pai Inácio | FOTO: Reprodução |

Do alto do Morro do Pai Inácio é possível ver grande parte da região, com suas montanhas escarpadas, vales verdes e cachoeiras deslumbrantes. Para os amantes da natureza e das paisagens naturais, a Chapada Diamantina e a BR-242 são um verdadeiro tesouro. Com sua beleza inigualável, essa região é um destino imperdível para quem quer explorar a natureza e conhecer o melhor que o Brasil tem a oferecer. Por isso e tantos outros movimentos, é preciso manter a sua preservação.

Jornal da Chapada

Saiba quais são as outras nove estradas bonitas:
Serra do Rio do Rastro (SC-438) – Santa Catarina
Maceió/Maragogi (AL-101) – Alagoas
Rodovia Interoceânica (Estrada do Pacífico) – Acre
Rota Romântica (BR-116 e RS-235) – Rio Grande do Sul
Estrada das Hortências (BR-495) – Rio de Janeiro
Rota do Sol (RN-063) – Rio Grande do Norte
Estrada Real (BR-040, BR-120 e BR-259) – Minas Gerais
Rodovia Rio-Santos (BR-101) – São Paulo e Rio de Janeiro
Serra da Piedade (próximo à BR-381) – Minas Gerais

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas