O governo peruano confirmou a morte de 27 pessoas em um incêndio seguido de desabamento em uma mina de ouro localizada em uma zona remota da região de Arequipa, no sul do Peru, no último sábado (6). O fogo provocou uma das piores tragédias ligadas à mineração no país, maior produtor de ouro da América Latina.
Na segunda-feira (8), agentes da Polícia Nacional do Peru seguiam com as buscas e o trabalho de retirada dos corpos da mina Esperanza 1, na província de Condesuyos. Segundo a polícia, os corpos estavam localizados numa profundidade de 100 metros em linha reta.
Sé que mis tuits suelen abordar temas urbanos y denuncias ciudadanas, pero el incendio que ha ocurrido hoy en una mina de Arequipa donde se extrae oro es algo que debería paralizar a todos. Abro hilo con lo que se sabe hasta el momento 1/4 pic.twitter.com/yIDFDnn1iv
— Juan Pablo León 🇵🇪 (@mal_menor) May 7, 2023
Ao jornal peruano La República, a filha de um dos trabalhadores falecidos acusou a empresa mineradora Yanaquihua pela falta de segurança no local. O trabalho em minas, muitas vezes em condições degradantes e inadequadas de segurança, continua ceifando vidas de trabalhadores.
Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra o exato momento da explosão.