A terceira edição do Rally da Chapada ganha reforço com o encerramento da prova de aventura na cidade de Barra da Estiva, um dos destinos turísticos da Chapada Diamantina. A organização do maior evento de aventura da Bahia fechou o roteiro da trilha com metade do percurso nas estradas vicinais de Ibicoara, finalizando o circuito em trechos de chão batido e plantações de laranja, morango e café, em Barra da Estiva.
Após reunião entre a organização do evento, o prefeito de Barra da Estiva, João de Didi (PP), e o secretário municipal de Turismo, Admo Marcelo, ficou definido o encerramento da terceira edição do Rally da Chapada na cidade, que tem como atrativo suas belezas naturais e a economia em torno da agricultura. Barra da Estiva também conta com grande número de jipeiros. “Temos grupo de jipeiros, paisagens e lugares que surpreendem os aventureiros”, destaca o gestor municipal, João de Didi.
Barra da Estiva – a terra do café
A cidade de Barra da Estiva fica a 42km de Ibicoara, e é o ponto de chegada do Rally da Chapada. É lá onde está situada a nascente do maior rio da Bahia, o Rio Paraguaçu. A cidade, geograficamente situada em um ponto alto da região, apresenta temperaturas mais amenas e propícias para o cultivo do café.
Com produção praticamente o ano todo, Barra da Estiva também é forte no cultivo de morango. A cultura dá sustentabilidade a pequenos e médios produtores locais que exportam a fruta para todo o estado, inclusive para Salvador.
Também é em Barra da Estiva onde está situada uma das mais antigas comunidades quilombolas da Chapada Diamantina – a comunidade do Camulengo com pinturas rupestres, trilhas, rios e cachoeiras famosas, como a que dá nome à comunidade, do Camulengo e a do Bom Jardim.
Os morros que cercam Barra da Estiva, que está a 1.005 metros de altitude, recebem muitos turistas. Do Morro Santa Bárbara (1.470 metros de altitude) é possível ver a cidade por completo e é o único onde dá para subir de carro.
Assim como Ibicoara, Barra da Estiva também vai celebrar em julho, no dia da prova do Rally da Chapada (15), o aniversário de emancipação do município que completa 96 anos. “É uma honra podermos encerrar a terceira edição do maior rally de aventura da Bahia em nossa cidade e realizarmos uma festa, dessa magnitude, dentro de outra festa”, destaca o prefeito, João de Didi.
Aventureiros de plantão
Com 30 veículos inscritos até agora e expectativa de um grid de largada composto por 50 carros, com automóveis 4×2 e 4×4, a organização do evento alerta que os rallyzeiros devem ler, cuidadosamente, o regulamento da prova para não sofrer punição.
“Uma das regras é que as equipes devem ser compostas por um veículo e, no mínimo, duas pessoas (motorista e navegador). No entanto, é possível integrar a equipe com mais três pessoas, ou seja, até cinco competidores por carro, explica Roberto Nunes, um dos organizadores do Rally da Chapada.
A inscrição, que está no segundo lote no valor de R$ 200 (duzentos reais -a dupla), deve ser feita através da plataforma SYMPLA e dá direito a duas camisetas (piloto e navegador), além de brindes.
A prova, que foi desenhada pelo hexacampeão brasileiro de Rally 4×4 e diretor-técnico da prova, Roberto Cunha, terá largada em Ibicoara e chegada em Barra da Estiva, com cerca de 120km e tempo máximo de trajeto de 4h.
O Rally da Chapada é uma realização da N2 Comunicação & Eventos, e conta com patrocínio do Governo da Bahia, através da Sudesb, prefeitura de Ibicoara e prefeitura de Barra da Estiva, e apoio da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB).