Uma mulher chinesa descobriu, após 20 anos de casamento, que seu marido tinha uma fortuna milionária. As informações são do periódico chinês The Paper, de Shanghai. A chinesa Yu Hong ficou casada por Qin Lan por duas décadas. Durante o matrimônio, aceitou a vida de dona de casa e só sabia do mundo de fora através de seu marido.
Qin Lan era um homem de negócios bem sucedido, mas escondeu seu sucesso de sua esposa e, pior, também escondeu o seu dinheiro. Após Yu Hong abrir um processo de divórcio, ela descobriu que Qin Lan tinha diversas propriedades imobiliárias e contava com ativos que superavam os 100 milhões de yuanes, ou cerca de 70 milhões de reais na cotação atual.
Qin Lan implorou ao juiz para que não aceitasse a separação e afirmou que iria arrumar o matrimônio. Porém, seis meses, Yu Hong abriu novamente um pedido de divórcio. Nesse ínterim, Qin Lan passou todos os seus bens para uma filha de outro casamento. A ideia do empresário era não ter que dividir suas propriedades com sua ex-esposa.
Em depoimento, ainda fez uma fala extremamente machista: “ela era apenas uma dona de casa, e nunca trabalhou”, afirmou o empresário. Porém, a estratégia do homem falhou e a mulher conseguiu se tornar dona de uma boa parcela dos bens de Qin Lan após a decisão do governo.
“Quando uma dona de casa se divorcia, ela geralmente pode solicitar uma compensação pelo trabalho doméstico. A compensação deve ser paga pela outra parte após o divórcio. As principais considerações incluem a contribuição de uma das partes para o trabalho doméstico e a renda da outra parte, a duração do casamento e o nível de desenvolvimento econômico local”, explica o jurista Zhou Youjun, professor da Faculdade de Direito de Pequim, em entrevista ao The Paper. As informações são da Revista Fórum.