Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Brutões e Guerreiros do Pedal vão percorrer mais de 600 km até chegar ao parque nacional chapadeiro

O trajeto vai durar, em média, 40 horas, considerando as paradas programadas | FOTO: Divulgação |

O passeio ciclístico realizado pelos grupos Brutões e Guerreiros do Pedal promete ser um verdadeiro tour pelas regiões sul e centro-sul da Bahia. Partindo da cidade de Ilhéus no dia 8 de junho, feriado de Corpus Christi, os ciclistas vão percorrer 612 km e atravessar 10 municípios até chegar ao destino, o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O pedal é coordenado por Heli Macena, Everaldo Santos, José Paixão, Jurandyr Sant’Ana Júnior e Leonardo Rodrigues. “Além de promover a saúde e o bem-estar de todos os participantes envolvidos, os passeios são ótimas oportunidades para podermos conhecer a história em cada canto da Bahia e manter a conexão com a natureza, em suas mais variadas formas”, explicou Heli Macena.

O trajeto vai durar, em média, 40 horas, considerando as paradas programadas. O percurso abrange as cidades de Uruçuca, Ubaitaba, Ubatã, Ipiaú, Jitaúna, Jequié, Iramaia, Itaetê, Mucugê e Lençóis.

Ciclismo ecológico
Um dos mais fascinantes parques naturais brasileiros, o Parque Nacional da Chapada Diamantina abriga uma variedade de ecossistemas, como Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Os índios Maracás e Cariris dominaram a região antes da chegada dos primeiros bandeirantes, por volta de 1750.

O monte Tabor (Morrão), Calumbi (Morro do Camelo), o Pai Inácio e o Morro Branco do Paty desafiam o tempo e alimentam as lendas locais. As cidades que rodeiam o Parque Nacional abundam em prédios de arquitetura colonial, lembranças vivas da riqueza do ciclo do diamante que fez do Brasil o primeiro produtor mundial no início do século XX.

Segundo informações do site InfoChapada, as trilhas abertas pelos garimpeiros são percorridas hoje por amadores de trekking vindos de várias partes do mundo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas