O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, inaugurou o Fórum José Carlito Carneiro Dourado, no município de Lapão, na Chapada Velha. É o primeiro Fórum todo projetado e construído na atual gestão, em mais uma ação de valorização do 1º Grau.
“Estou muito honrado de, nesta data, inaugurar em favor do cidadão e da cidadã lapoenses o novo Fórum desta Comarca”, disse o presidente Nilson Soares Castelo Branco. A construção é mais um resultado do criterioso plano de obras da atual gestão, que abrange diversas comarcas baianas, com reformas e estruturação de novos fóruns.
A solenidade ocorreu na manhã da última quinta-feira (18), reunindo na Mesa de Abertura, além do chefe do Judiciário baiano, o desembargador Erseval Rocha, que prestigiou o evento; a juíza Laíza Carvalho; o prefeito da cidade, Márcio Messias; o desembargador Cássio Miranda, representando o Corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Fonseca Júnior; o deputado estadual José Ricardo Barbosa; o presidente da Câmara Municipal de Lapão, Cliton Dourado; o promotor de Justiça e coordenador Regional do Ministério Público (MP-BA) de Irecê, Antônio Ferreira Filho; e o advogado e secretário Adjunto da Ordem dos Advogados (OAB-BA) de Irecê, Álvaro Carvalho, representando a presidente Leonellea Pereira.
Em Lapão, a obra foi realizada em terreno com 2.400 metros quadrados. A área construída foi de 742,60 metros quadrados, uma edificação com térreo e cobertura, na qual se preza pela qualidade da arquitetura e pelo melhor aproveitamento do espaço, conforme destacou o presidente do Judiciário.
“A instalação de um novo Fórum significa, efetivamente, ampliar e reformular as portas do Judiciário. É o modo mais tradicional de conferir acesso do cidadão e da cidadã à justiça, por isso reforçamos em credibilidade o Judiciário e cumprimos nossa missão institucional”, afirmou o chefe do Judiciário, que finalizou o discurso agradecendo a receptividade na cidade e citando um trecho do hino do município de Lapão.
“É uma alegria inaugurar essas instalações”, declarou, na ocasião, o prefeito da cidade de Lapão, Márcio Messias. Ele pontuou os benefícios da nova sede que vão além da população lapoense e manifestou gratidão. “Agradeço ao Tribunal de Justiça que soube nos ouvir”, disse fitando o desembargador presidente Nilson Soares.
A juíza Laíza Carvalho saudou a todos envolvidos com a obra e elogiou a qualidade do novo equipamento. “Hoje, recebemos instalações dignas, modernas e adequadas que proporcionarão aos operadores do Direito condições para desempenharem suas funções com qualidade”.
Em sua fala, o desembargador Cássio Miranda, presidente da Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), mencionou o valor da democracia para a sociedade e parabenizou o presidente do Tribunal baiano pelo cumprimento de seus deveres e por demonstrar ser “um espírito de homem aberto”. Antes do discurso do presidente do TJ-BA, a poetiza e servidora do Fórum da Comarca de Lapão, Cléo Xavier, declamou um poema para todos os presentes. Lapão tem se distinguido como maior produtor de cenoura do Norte-Nordeste.
Na oportunidade, o presidente do TJ-BA e demais integrantes da Comitiva visitaram a nova sede do Colégio de Tempo Integral Justiniano de Castro Dourado, inaugurado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no dia 9 de maio deste ano. As informações são do Política Livre.