O prefeito de Piatã, Marcos Paulo, do PDT, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Chapada (JC) e destacou suas atuações e projetos para o município. Marcos Paulo é um dos gestores mais bem avaliados da Bahia e tem se destacado por sua correria por meio de recursos e ações em prol da região chapadeira.
Entre as andanças do prefeito, estão as idas a Brasília e a Salvador em busca de soluções para o município, incluindo verbas para custeio com saúde, ação social, infraestrutura e projetos de cultura para eventos tradicionais. Além disso, o prefeito inaugurou três novas creches em pouco tempo e atua para regularizar o sistema de esgoto da cidade.
“Estamos no caminho correto. Levando mais serviços, melhorando a qualidade de vida das pessoas e cumprindo com as promessas de campanha. Lógico que muito coisa ainda precisa ser feita e estamos em busca de recursos para que Piatã continue nos trilhos do desenvolvimento”, sintetiza o prefeito Marcos Paulo ao Jornal da Chapada.
Durante a entrevista, o gestor chapadeiro falou sobre a maior dificuldade enfrentada durante sua gestão, que foi a pandemia da covid-19 e a perda de receita proveniente do minério. Apesar disso, ele manteve todos os funcionários do quadro da prefeitura. Marcos Paulo também inaugurou uma Casa de Apoio à Saúde, que funciona 24 horas por dia em Salvador.
O prefeito destacou o esforço de sua equipe e frisou a participação de todos na evolução do município. Ele reforça que “os recursos federais e estaduais não são suficientes para manter o hospital municipal com porte de hospital regional”. Mais uma dificuldade superada com a contratação de profissionais qualificados.
A atual gestão municipal não mediu esforços para investir mais de R$ 7 milhões em educação e realizou reformas em escolas e creches para o novo ano letivo, tanto na sede quanto nos distritos. Piatã passou por reformas no estádio, pavimentação no distrito de Inúbia, revitalização da Avenida Castro Alves e do Aeródromo.
“Até o final do meu primeiro mandato vamos fazer mais. Vamos entregar grandes obras e serviços, como os 28 quilômetros de asfalto da sede de Piatã até o distrito de Inúbia, além de melhorar o sistema de esgoto sanitário e realizar um concurso público”, frisa o prefeito.
Marcos Paulo falou sobre as obras de melhorias para a população como a revitalização do mercado da feira, ampliação da ciclovia, asfaltamento da BA-560, que liga a BA-148 ao distrito de Inúbia; o da BA-562, que liga a 148 ao povoado de Felizardo, que será ampliada até Vereda.
“Também teremos o asfaltamento do povoado do Vaquejadouro, pavimentação de mais de 20 ruas na sede e nos distritos, construção de mais de 30 pontes e passagens molhadas, a exemplo das pontes da Passagem, Lagoa do Basto, Inúbia e Limoeiro”.
Conforme o gestor pedetista, “as estradas do município de Piatã têm manutenção constante, e com tanta chuva que teve no final do ano, não houve nenhuma estrada interditada. Prova que foram feitos bons trabalhos”.
Mesmo com queda de receita, o administrador Marcos Paulo tem se destacado por manter os quadros e por buscar mais investimentos. “Temos uma gestão eficiente e comprometida com o município de Piatã. Nossas ações têm gerado impactos positivos e benefícios para toda a população”, completa. Recentemente, Piatã conquistou o posto de sexto município no índice de governança entre cidades baianas com até 20 mil habitantes e 12º lugar no geral em todo o estado (confira aqui).
Jornal da Chapada
Leia também