Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Ex-prefeito João Filho se reúne com deputado que propôs retirar o nome do irmão do Hospital Regional de Itaberaba

Robinson Almeida com Luiz Caetano e João Filho | FOTO: Divulgação |

O ex-prefeito João Filho (PSD) continua incomodado com uma situação que envolve o nome de sua família: uma foto que circula nas redes sociais, exibindo o político em comitiva com o parlamentar Robinson Almeida (PT) causou embaraço. A insatisfação se dá pois o deputado apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma indicação em que propõe ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e à secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, a mudança do nome do Hospital Regional de Itaberaba (HRI).

A unidade de saúde, resgatada para o município pelo atual prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), já tem nome aprovado pela Câmara de Vereadores de Itaberaba em homenagem ao ex-prefeito (em memória), Jadiel Almeida Mascarenhas, pai do prefeito Ricardo e irmão do ex-gestor João Filho.

A foto de João ao lado do propositor da mudança do nome do hospital desencadeou uma série de comentários negativos nas redes sociais e em pontos de discussões políticas do município. Muitos se perguntam: “Como pode, João Filho, que é irmão de Jadiel, que lhe ‘deu’ a eleição em 2008, com 2.539 votos, a frente do segundo colocado na época, está apoiando isso?”.

“Eu não fico surpresa, lembra do acidente de Jadiel? Uma ambulância sucateada, que ficou sem gasolina com ele no meio da rua. E olha que João Filho era o prefeito do momento”… “E o que ele fez com Alexandre Mascarenhas, que era seu vice?”… “A raiva de João Filho pela família de Jadiel Mascarenhas é grande! Ele só apoiou Ricardo Mascarenhas porque ia perder a eleição para Leonardo Moscoso”.

João filho ladeado de Caetano junto com Robinson Almeida, que é propositor da mudança do nome do HRI | FOTO: Divulgação |

Até aí tudo se trata de desavenças políticas. No entanto, você faria isso com a memória do seu irmão morto? Por falar no acidente do saudoso Jadiel Mascarenhas, um dos motivos que fez o prefeito Ricardo Mascarenhas se empenhar na reativação do Hospital Regional de Itaberaba foi justamente a carência do município em serviços de alta complexidade. Alguns dizem que se na época tivesse esse serviço, poderia ter salvado a vida de seu pai.

Ademais, a Câmara de Vereadores, ao nomear o Hospital Regional de ‘Jadiel Almeida Mascarenhas’, não quis agradar o prefeito Ricardo e nem sua família, mas fazer justiça ao nome do saudoso ex-prefeito, falecido há 7 anos, que foi responsável pela implantação da Saúde Plena em Itaberaba. Foi em sua gestão que o município se transformou em um Polo Regional de Saúde, para onde converge 13 municípios. Foi ele quem também implantou em sua gestão o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Veja aqui a justificativa.

Há ainda, quem ache João Filho “um oportunista de plantão”. Porque na ânsia de tentar se eleger prefeito de Itaberaba, de novo, está se aproveitando para pegar para si a paternidade da inauguração do Hospital Regional de Itaberaba. Afinal, quando foi prefeito não deu prioridade à reabertura da unidade, dizia “que era impossível, que era caro…enfim, um elefante branco”.

Fato é que após a reunião com Robinson Almeida a indicação foi aprovada pela Mesa Diretora da Alba e a inauguração do Hospital Regional de Itaberaba está marcada, a princípio, para o dia 1º de junho. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos dessa história.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Câmara de Vereadores reage à mudança de nome do Hospital Regional de Itaberaba

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas