O último dia de maio foi de preocupação na região de Seabra, na Chapada Diamantina, com apreensão de uma carga de Iphones no valor de R$ 1 milhão pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ocorrência aconteceu na tarde da quarta-feira (31) e o confisco de 95 Iphones 14 pro Max e 12 fones AirPods.
Conforme a PRF, a ação de enfrentamento ao crime foi em frente à Unidade Operacional (Km 408 da BR-242), quando policiais abordaram um ônibus de linha, que vinha de Goiânia e tinha como destino final a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
“Procedeu-se uma fiscalização detalhada, e durante a vistoria, foram encontrados entre a bagagem de mão de uma dos passageiros, caixas com celulares da marca Apple e fones sem fio de última geração. Todo o material estava sem o devido despacho aduaneiro e nota fiscal correspondente. A carga está avaliada em R$ 1 milhão”, aponta a PRF em nota.
A PRF perguntou ao passageiro sobre como os produtos foram adquiridos em Goiânia e ele respondeu que o material seria comercializado no mercado informal na capital cearense. Ele também informou que não possuía a documentação comprobatória dos itens apreendidos.
“Diante dos fatos de crime evidente de descaminho, a ocorrência foi encaminhada para a Receita Federal de Feira de Santana, para continuidade dos procedimentos cabíveis”, sintetiza a nota da PRF. Segundo a PRF, o crime de descaminho é uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.
Jornal da Chapada