O Ministério Público da Bahia (MP-BA) firmou, nesta quarta-feira (31), um acordo judicial com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para aplicação de medidas contra fraudes identificadas em um concurso para vagas de professores auxiliares, realizado em junho de 2022, mas que foi posteriormente suspenso pela Justiça, em agosto do ano passado.
De acordo com processo da ação civil pública ajuizada pelo MP, em que o acordo foi firmado, a Uneb assegurou que vai anular as provas com fraudes, eliminar os candidatos que preencheram elas e realizar um novo processo seletivo, com prazo de 90 dias para ser aplicado.
Além disso, foram estabelecidas políticas internas para a criação de plataformas tecnológicas de comunicação entre a organizadora dos processos seletivos com os candidatos. Outra mudança é que informações de heteroidentificação fenotípica deverão ser encaminhadas diretamente à primeira Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo, Intolerância Religiosa, Defesa dos Quilombolas e Cotas Raciais, para que a devida análise seja feita. As informações são do site Metro1.