Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Embalagens de lixo internacional de quase 20 países são recolhidas em praia paradisíaca no estado; organização cataloga resíduos

Embalagens de lixo internacional de quase 20 países são recolhidas em Imbassaí | FOTO: Nilton Souza/Divulgação |

Mais de 500 embalagens de lixo internacional de quase 20 países foram recolhidas na praia paradisíaca de Imbassaí, na cidade de Mata de São João, que fica na Região Metropolitana de Salvador, no mês de abril. Os resíduos tem sido recolhidos pelo projeto “Imbassaí natural”. A situação tem preocupado moradores e educadores ambientais como o uruguaio Mathias Ferreira, que atua na limpeza da praia e tem recolhido e catalogado o lixo.

“Eu saio todo dia, voluntariamente, para retirar os resíduos da praia de Imbassaí. Faço a coleta diariamente e retiro os sacos de resíduos”, contou o morador. A atuação de Mathias Ferreira não é de agora. Ele já recolheu lixos no litoral de vários estados brasileiros. Além da limpeza diária, em alguns finais de semana, ele ainda busca pessoas para ajudar em mutirões.

“A maioria dos resíduos que eu encontro são garrafas pet, embalagens de shampoo e de alimentos enlatados. Aqui na praia eu já encontrei algo muito inusitado, que foi uma pérola roxa feita de plástico”, disse o uruguaio.

O educador ambiental procurou o apoio da Organização Não Governamental (ONG) Ecomov, que atua em São Paulo, para solucionar a questão do lixo internacional. O objetivo de Mathias Ferreira e do grupo ambiental é abrir uma petição no Ministério Público da Bahia (MP-BA) e solucionar o caso.

“São embalagens de 18 países, a maioria da China. Calculo eu que seja pelo tráfego de navios que temos com o porto de Salvador”, explicou. O educador ambiental explica que os resíduos são jogados no mar, por pessoas que frequentam os navios.

Os resíduos tem sido recolhidos pelo projeto “Imbassaí natural” | FOTO: Divulgação |

“Eu asseguro que esses resíduos vêm dos navios. Os lixos não têm limites políticos e fronteiras, eles andam livres pelos oceanos”. Mathias Ferreira, além de fazer a limpeza das praias, olha as passagens dos navios de longe. As embarcações costumam passar por Imbassaí nas primeiras horas do dia e nos finais da tarde.

“Tiramos meia tonelada no mês de abril. Estamos calculando entre 400 materiais recicláveis”, apontou o trabalhador. Continuação da reportagem no site do g1/BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas