Líder do União Brasil na Câmara Federal, o deputado Elmar Nascimento janta na noite desta terça-feira (13), em Brasília, com o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Além de tratar da relação do Planalto com o Congresso, o encontro também será uma tentativa de aproximação entre as duas lideranças que estão em campos opostos na Bahia.
Rui Costa trabalhou nos bastidores, ao lado de outros caciques do PT baiano, a exemplo do senador Jaques Wagner, para que Elmar não se tornasse ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, como era o desejo inicial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa manobra, para muitos parlamentares e analistas da política, tornou mais difícil a relação do Executivo o com a Câmara, inclusive porque o líder do União Brasil é muito próximo do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Agora, o governo tenta melhorar o relacionamento com Elmar e com os partidos do Centrão para facilitar a aprovação de matérias na Câmara, o que envolve a liberação de cargos e emendas. Já está confirmado, por exemplo, que o deputado baiano vai manter a influência que tem na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), tanto em Brasília quanto na Bahia.
O site Política Livre apurou que Elmar também tenta se aproximar de Rui Costa mirando a sucessão de Lira na Câmara. O líder do União Brasil, que articula para substituir o aliado no biênio 2025/2026, e por isso não estaria mais disposto a aceitar um ministério, quer reduzir as resistências do PT ao nome dele, que não surgiram do nada, afinal o parlamentar costumava criticar publicamente Lula de forma dura e é aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).