O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou a sua primeira live nesta terça-feira (13), em sua conta do YouTube, fazendo severas críticas ao futebol brasileiro. Ao ser perguntado pelo apresentador Marcos Uchôa se o país precisava de um ministério do Futebol, Lula afirmou que “a gente já não é mais o melhor futebol do mundo”.
“Eu acho que é triste a gente ter uma seleção que era considerada a melhor do mundo e a gente não ter técnico. O que é mais grave é que a gente não consegue formar hoje uma seleção porque a gente não tem os jogadores da qualidade que a gente teve em 70”, disse o presidente. “Todos homens formados, todo mundo calejado. A gente não tinha só meninos, a gente tinha homens jogando na seleção, a começar do Pelé com 30 anos de idade”, lembrou.
Corinthians
Lula comentou também sobre o Corinthians, time do qual é torcedor: “eu lamento. Eu tô mais triste até porque o Corinthians tá caindo aos pedaços. Eu assisto jogo do Corinthians tenho vontade de deitar no sofá e não levantar. Fico com vergonha, o time não tá jogando bem. O meu Vasco também não tá jogando bem. Eu sou vascaíno e brigo muito com a Janja, que é flamenguista. Mas eu acho que o futebol brasileiro não tá bem. A gente já não é mais o melhor futebol do mundo.”
Ao final, o presidente deu o seu diagnóstico: “hoje, a gente virou um país exportador de jovens jogadores que ficam experientes no exterior. A gente vende eles com 17 e compra eles com 34. Essa é a lógica do futebol brasileiro. Então eu lamento que a nossa seleção ainda não esteja preparada pra disputar grandes eventos. Esses dias eu vi a seleção sub-20 brasileira, com jogadores experientes, perdeu pra Israel. Não tem explicação.” As informações são da Revista Fórum.