Por volta das 8h da manhã desta sexta-feira (16), os moradores da região do Vale do Ribeira (no interior de São Paulo) – em especial os de Miracatu – sentiram algo inusitado: um abalo sísmico no Brasil.
Um tremor de terra de 4 graus na escala Richter pegou os moradores do interior paulista desapercebido e tem causado curiosidade nas redes sociais.
O tremor de baixa escala não é considerado um terremoto justamente pela sua intensidade. “Os tremores que acontecem no Brasil não são considerados terremotos. Terremoto é quando é catastrófico. Mas esses tremores que acontecem no meio das placas tectônicas, em uma condição intraplaca [como no caso do Brasil], de magnitude 2 ou 3, são mais costumeiros”, explica José Roberto, do Centro de Sismologia da USP, em entrevista ao G1.
Confira vídeos mostrando os tremores de terra na cidade de Miracatu:
Câmera de segurança de casa em Miracatu captou o momento do terremoto no Vale do Ribeira hoje pela manhã: pic.twitter.com/I3A29ZpS0m
— Fabrizio Neitzke (@fneitzke) June 16, 2023
O tremor foi sentido em várias partes do Vale do Ribeira, incluindo as cidades de Iguape, Ilha Comprida e Juquiá.
Por que o chão tremeu no Brasil?
Grandes terremotos geralmente ocorrem em regiões onde placas tectônicas se encontram, como na Cordilheira dos Andes, no Círculo de Fogo ou no Japão. Contudo, o Brasil não está localizado em uma falha tectônica ou no encontro de placas.
Basicamente, esse tipo de tremor esporádico ocorre por movimentos internos da própria placa. Contudo, geralmente eles não são graves e não passam dos 4 pontos na escala Richter.
Além disso, nossa placa pode sofrer com reflexos de outros movimentos tectônicos, em especial na costa do Pacífico. Nenhuma incidência médica foi registrada após o tremor registrado em Miracatu nesta manhã. As informações são da Revista Fórum.