Lixão a céu aberto em distrito do município de Abaíra, na Chapada Diamantina, é denunciado e moradores pedem providências. A denúncia foi realizada pelo ex-vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Abaíra, Antônio Campos. Ele explica que os impactos negativos do lixão localizado no distrito de Catolés tem afetado a saúde de moradores.
Segundo Campos, as queimadas frequentes no local têm afetado as pessoas, especialmente aquelas com problemas alérgicos e pulmonares. Além disso, os incêndios causam danos ao meio ambiente. O ex-vereador criticou a inação da administração municipal, que, segundo ele, tem ignorado a situação.
Abaíra não possui um aterro sanitário adequado, e Antônio Campos tem se mobilizado para denunciar os problemas ambientais e de saúde pública decorrentes do lixão a céu aberto. O Ministério Público (MP) já notificou a prefeitura em relação ao lixão existente na sede do município, solicitando a construção de um aterro sanitário.
No entanto, segundo Campos, a prefeitura apenas murou o lixão, sem implantar o aterro conforme exigido pelo MP. O ex-vereador ressaltou a necessidade de proteger as crianças e os idosos, cobrando uma ação efetiva por parte da administração municipal.
Jornal da Chapada