O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública alcançou um marco importante ao auxiliar na captura de três criminosos nesta terça-feira (4). Um procurado por homicídio qualificado, outro por prática de roubo e o terceiro por estupro de vulnerável foram localizados em ações realizadas em Salvador e Capim Grosso, região Norte do estado.
O primeiro flagrante ocorreu no município de Capim Grosso, onde um indivíduo procurado por homicídio qualificado foi identificado com uma similaridade de 92,23% pelo sistema de reconhecimento facial. Uma equipe da 91ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizou a prisão do suspeito.
Na capital baiana, outro homem procurado por estupro de vulnerável foi capturado com uma semelhança de 90%. Os policiais da 47ª CIPM foram responsáveis por efetuar a prisão do indivíduo. Poucas horas depois, policiais da 13ª CIPM conseguiram capturar um procurado por prática de roubo com uma similaridade de 95,34%.
Com essas três prisões, a ferramenta de Reconhecimento Facial alcançou a marca impressionante de 905 criminosos capturados desde a sua implementação. A tecnologia tem se mostrado uma aliada valiosa no combate à criminalidade, proporcionando maior agilidade e eficiência na identificação e captura de foragidos da Justiça.
A Secretaria da Segurança Pública destaca a importância do uso dessa ferramenta para a manutenção da segurança da população. O Reconhecimento Facial tem se mostrado uma poderosa arma no enfrentamento ao crime, contribuindo para a redução da impunidade e proporcionando uma sensação de maior segurança nas ruas.
A tecnologia continua sendo aprimorada e a expectativa é que, com o uso cada vez mais eficiente do Reconhecimento Facial, a Bahia possa avançar ainda mais na luta contra a criminalidade, garantindo um ambiente mais seguro e protegido para todos os cidadãos.
A Secretaria da Segurança Pública reforça o compromisso em utilizar todas as ferramentas disponíveis para garantir a tranquilidade da população e combater o crime de forma efetiva. As informações são de Márcia Santana/Assessoria.