A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), integra a delegação baiana presente na China a fim de conhecer soluções em inovação e tecnologia, combate à pobreza, indústria de energias limpas e potenciais para as relações comerciais, bem como prospectar novas oportunidades de parcerias em estudos estratégicos.
A visita acontece a convite do governo chinês, por meio da Academy for International Business Officials (AIBO), do Beijing International Chinese College e do Consulado-geral da China no Brasil. Além do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, foram convidados seis especialistas e técnicos da SEI.
Participam ainda representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Bahiafarma e da UPB – União dos Municípios da Bahia. O objetivo é o fortalecimento das relações técnicas e econômicas entre os dois países, por meio dos seminários para estudos de temáticas estratégicas e de encontros de lideranças para fomento de novas parcerias.
“Esses seminários têm sido uma ponte essencial para estabelecer parcerias e cooperação mútua. Nesse contexto, é fundamental destacar a participação da SEI, por meio dos seus técnicos, promovendo uma compreensão mais profunda dos aspectos econômicos e sociais que permeiam nossas relações bilaterais e a troca de conhecimentos e experiências”, explica o diretor.
Após a SEI ter assinado memorando de entendimentos com a Academia de Estudos Macroeconômicos de Shandong, a visita à China trouxe a possibilidade de nova parceria, desta vez com a Chinese Academy of International Trade and Economic Cooperation, visando realizar estudos na área da agricultura sustentável. As informações são de assessoria.