Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Piatã comemora 145 anos de história e tradição; saiba mais sobre o município chapadeiro

Piatã é uma das cidades mais frias do Nordeste | FOTO: Reprodução |

Piatã, a mais antiga povoação da Chapada Diamantina, completa neste 11 de julho, 145 anos de existência. Com uma altitude de 1.180 metros, é a cidade mais alta do Nordeste e está localizada em um platô entre serras, onde estão as nascentes dos rios de Contas e Machado. Seu nome vem do tupi e significa ‘pé firme’ ou ‘a fortaleza’.

| FOTO: Reprodução |

A cidade foi fundada em meados do século XVII, quando garimpeiros descobriram minas nas Serras da Tromba e do Santana, atraindo muitos aventureiros em busca de ouro e pedras preciosas. Hoje, Piatã é conhecida por suas baixas temperaturas, que podem chegar a 3° ou 4°C dependendo da época do ano. A média anual nunca ultrapassa os 20°C.

Café de Piatã foi nomeado o melhor do Brasil no Cup of Excellence 2022 | FOTO: Reprodução/O Paraná |

Durante as noites frias de junho, é comum encontrar nas residências locais um licor artesanal, um ‘quentão’ ou um café quentinho, plantado e colhido nos quintais da cidade. O café de Piatã está entre os cinco melhores cafés especiais do mundo e já foi considerado o melhor da Bahia e do Brasil.

A cafeteira Rigno é uma ótima opção para os amantes do café, com um espaço aconchegante para aproveitar o friozinho da cidade. Nas redes sociais, o prefeito Marcos Paulo (PDT) parabeniza o município por seu aniversário. “Me sinto cada dia mais orgulhoso de ter a oportunidade de servi-los”, publicou o gestor.

Piatã também oferece diversas opções gastronômicas para todos os gostos. Além disso, há muitas atrações turísticas, como a trilha na Serra de Santana, que recentemente se tornou um parque da cidade, e a Capelinha do Senhor do Bonfim, que fica no meio da serra e faz parte de uma peregrinação religiosa na semana santa.

Cachoeiras do Patrício e do Cochó | FOTO: Reprodução |

Outros atrativos naturais incluem as cachoeiras do Patrício, das Três Bicas, Mariazinha, do Cochó, do Rio de Contas, da Malhada da Areia, o Encontro das Águas, os Gerais do Rio de Contas, a Bica do Machado e as serras do Santana, do Navio e da Tromba. Os Três Morros também são um ponto turístico importante com pinturas rupestres significativas para a história local.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas