A pequena cidade de Teolândia, no interior da Bahia, é o cenário vibrante do mais recente romance infantojuvenil que está encantando os leitores de todas as idades. ‘O Coração de Dragão: histórias sobre o álcool na adolescência’ foi escrito por Neila Bruno e Antônio Roque Júnior. O livro aborda o vício em drogas, uma questão séria, de forma envolvente, saborosa e repleta de aventura.
Antes de apresentar a história do livro, é importante falar dos autores. Neila Bruno (@neilabruno_oficial) nasceu em Gandu, passou sua infância e adolescência em uma pequena cidade chamada Itamari, situada no Sul da Bahia. Ela é autora de ‘Maricota e as formigas’ e ‘O jabuti encantado’. É professora do Ensino Médio na rede pública e ministra oficinas de escrita criativa, palestras e contação de histórias. Também é graduada em Letras e realizou o mestrado pela UESC e o doutorado em Literatura pela Universidade Federal da Bahia.
Neila fala como conheceu Antônio, e o que os levaram a escrever o livro. “A ideia do ‘Coração de Dragão’ surgiu em 2018, quando nos conhecemos, mas pusemos a mão na massa para elaborar a história no final de 2019. O fato de ser professora me chamou a estas reflexões sobre a questão das drogas e do álcool. Por que não colaborar com uma discussão como essa?”, diz a escritora.
Já Antônio Roque Junior (@antonio.roque.junior) é baiano da cidade de Teolândia, bacharel em Segurança Pública e Defesa Social pela Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia (2017) e pós-graduando em Ciências Jurídicas pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021). Atualmente, ele atua no posto de primeiro tenente da Policia Militar da Bahia, e trabalha com frequência na mediação de conflitos e em palestras ofertadas à comunidade e entidades, abordando temáticas relativas à segurança pública e pessoal.
Em conversa com o Jornal da Chapada, o escritor fala sobre a forma de tratar um assunto sério, com leveza e humor. “Acredito que seja uma característica muito marcante no nordestino: a capacidade de lidar com situações sérias de forma leve através do recurso do humor. Essa é minha forma de encarar a vida, e isso é refletido na minha forma de escrever”, sintetiza Antônio.
A história do livro
A trama gira em torno de três amigos inseparáveis: Ana, João e Beto. Vivendo a típica vida de adolescentes, eles desfrutam de dias ensolarados na roça da Brígida, com mergulhos no rio e corridas de bicicleta. No entanto, a vida de Beto toma um rumo perigoso quando ele se envolve com o álcool e acaba desaparecendo misteriosamente.
Determinados a resgatar o amigo e ajudá-lo a superar as dificuldades, João e Ana embarcam em uma jornada cheia de desafios e emoção. Enquanto enfrentam perigos e reviravoltas, eles descobrem um grupo chamado “Os Selvagens”, liderado por Marcos, que coloca Beto em provas arriscadas para ser aceito e conquistar o coração de Capitu.
Passado na década de 1980, “O Coração de Dragão” mergulha na cultura da época, trazendo referências nostálgicas como os fliperamas com o famoso jogo Street Fighter, os icônicos Opalões e Chevettes e as bikes que compartilham com os protagonistas sentimentos e emoções intensas.
Além dos personagens principais, a história é enriquecida por uma galeria de tipos inesquecíveis. Dona Nair e seu Cosme, pais de Beto, o atrapalhado professor Pachequinho, a emotiva diretora Beti, o carismático Zé do fliperama, o espanhol octogenário Miguel e o padre Paulo, que revela a origem da tradicional fogueira de São João, todos desempenham papéis fundamentais no desenrolar da trama.
Portanto, se você está em busca de uma leitura que mistura diversão, amizade e reflexão, “O Coração de Dragão: histórias sobre o álcool na adolescência” é o livro perfeito. Prepare-se para embarcar nessa jornada inesquecível, explorar temas importantes e descobrir como o poder da amizade pode superar qualquer desafio.
Para adquirir o livro, acesse o site e faça seu pedido:
Jornal da Chapada