Na última quarta-feira (12), uma operação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) resultou na apreensão de uma tonelada de carne sem procedência e imprópria para o consumo em açougues e frigoríficos localizados na cidade de Cafarnaum, na Chapada Diamantina.
A ação foi realizada por equipes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia, que constataram a presença de carnes em processo de decomposição nos estabelecimentos fiscalizados.
Além disso, foi verificado que cinco dos locais vistoriados estavam operando sem a documentação necessária para o processamento de carnes e sem os serviços de inspeção obrigatórios.
Diante da gravidade da situação, a tonelada de carne apreendida será incinerada em Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador, garantindo sua total inutilização e evitando qualquer risco de consumo humano.
Durante a ação da FPI, foram lavrados cinco termos de notificação, indicando as irregularidades encontradas nos estabelecimentos, além de quatro termos de apreensão, referentes à carne imprópria para consumo. Outros quatro termos de inutilização foram emitidos para garantir que o produto não volte ao mercado.
Ainda não foi divulgado se os responsáveis pelos estabelecimentos serão multados ou sofrerão outras penalidades pelas infrações cometidas. As informações são do G1.