Do abandono surgiu uma história recheada de fofura e companheirismo. A vira-lata Fumaça foi abandonada nas dependências da sede da empresa estatal Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) do Governo do Distrito Federal, na Estrada Parque e Abastecimento (Epia).
O momento de tristeza logo se transformou em alegria: a cachorrinha encontrou uma família nos funcionários, que, por sua vez, ganharam uma companheira para todas as horas e, de quebra, uma nova auxiliar da brigada de incêndio.
Fumaça seguia cada passo da Brigada de Incêndio. Não demorou muito até descobrirem que ela estava grávida. Sua prole de oito filhotes foi cuidada pela equipe da Divisão de Segurança e Eventos e pelo chefe do Departamento de Serviços e Atividades Gerais, João Carlos Schubert.
Após o período de amamentação, cada cria foi adotada de maneira responsável e encontrou um novo lar. Para Fumaça, seu lar se tornou a Brigada de Incêndio. Os funcionários fizeram uma rifa para conseguir castrá-la, dar medicamentos e todos os cuidados necessários. Ela foi adotada e ganhou até um crachá da Novacap, com o cargo de “auxiliar de Brigada”.
Não seria justo que tanta fofura ficasse restrita aos corredores da Novacap. Pensando nisso, os funcionários criaram um perfil no Instagram para Fumaça, o @brigadistafumaca. Alguns dos registros incluem a vira-lata se protegendo do sol com óculos escuros, durante sua merecida hora de folga do expediente, e até comemorando o São João. As informações são da Revista Fórum.