Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: APLB emite nota contra prefeitura de Morro do Chapéu e pede atenção da prefeita após desrespeito a professores

protesto professores

Sindicato reivindica respeito aos professores e estudantes fecham estrada para protesto | FOTO: Reprodução |

Após a secretária de Educação de Morro do Chapéu, Marcia Almeida Novais, e a prefeita Juliana Araújo (PL) proferirem falas hostis contra professores, o Sindicato do Núcleo Morro de Chapéu (APLB) emitiu nota de repúdio depois que se tornou público os discursos em que ambas desrespeitaram os professores de educação especializada.

A situação começou com os impactos do realocamento dos professores, que já estão sendo sentidos por pais e alunos da região. Na terça-feira (18), por exemplo, um grupo de estudantes protestou contra o fechamento da escola quilombola do Velame, na zona rural do município da Chapada Diamantina. Devido à aglomeração de populares, foi feito um bloqueio na estrada no sentido Queimada Nova. Cartazes contra decisão da prefeita foram exibidos na manifestação.

Em nota publicada pelo sindicato, os profissionais da área da educação afirmaram que se sentiram ofendidos com o tratamento autoritário e desrespeito da secretária de Educação da cidade. Após a servidora realizar um realocamento indevido da categoria, ela afirmou que os professores estão saindo da sala de aula porque querem. A titular da pasta foi além e disse que os profissionais “vão sair do comodismo”.

Além da secretária de Educação, a prefeita de Morro de Chapéu Juliana Araújo também vem atacando os professores em sua gestão desde de 2021. Juliana já se pronunciou afirmando que “professores recebem salários exorbitantes”. Ela se vale desse argumento para retirar direitos da categoria, além de estar subtraindo o salário dos mesmos.

O sindicato ainda ressalta que “segundo a lei, a remoção do servidor público deve ser justificada, além de atender aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, entre outros”. Ao final da nota, o sindicato cobra respeito aos profissionais de educação do Morro do Chapéu. “Prefeita e secretária respeitem os/as professores/as”, finaliza. Jornal da Chapada com informações de CTB.

Sair da versão mobile