O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), disse, nesta segunda-feira (24), que a administração do Planserv faz um verdadeiro escárnio com os servidores públicos do Estado. Nas últimas semanas o parlamentar recebeu diversos depoimentos e denúncias de trabalhadores que buscaram atendimento médico de emergência e não foram atendidos nos hospitais conveniados ao plano de saúde que atende a categoria.
“O Planserv é um plano que não tem inadimplência, ou seja, dinheiro não é problema. O que falta é gestão. Não é possível que o governo do Estado veja os servidores nessa situação e não faça nada”, criticou Alan Sanches.
O caso mais recente foi na emergência do Hospital da Bahia, que desde a última quinta-feira (20) deixou de atender os pacientes alegando alta demanda.
O líder da oposição lembra que dois meses atrás o Executivo elevou em até 8% a contribuição dos servidores no plano, mas não oferece uma contrapartida correspondente.
“Isso é um escárnio com o servidor público. O governo aumentou recentemente o valor do plano, mas a rede de assistência médica diminuiu. Ou seja, cobra mais e oferece menos. Isso, inclusive, virou a marca das gestões do PT”, diz Alan Sanches.
O deputado pontua que, por outro lado, o governo estadual reduziu pela metade sua contribuição ao plano, saindo de 5% para 2,5% nos últimos anos. As informações são de assessoria.