Em entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (31), o perito e especialista em prevenção a golpes na internet e segurança digital, Wiliam Dolato, conhecido como Will O Perito, explicou como ocorre o roubo de contas nas redes sociais.
Segundo Will, criminosos infiltrados em operadoras de celular roubam os números das vítimas e redefinem senhas das contas de e-mail, Instagram e tudo na internet ligado àquele telefone. A partir daí, é possível acessar diversas informações, inclusive a autenticação de dois fatores, geralmente vinculada ao número.
“Como o brasileiro cadastra o número de telefone em tudo quanto é lugar, eles [os golpistas] vão através do número acessando as redes sociais. Em um determinado dia você acorda e não tem mais acesso a sua própria vida”, disse o perito.
Wiliam elucida que o crime acontece em todas as operadoras disponíveis no país, desde 2021, mas que a Claro e a Tim possuem maior recorrência. Segundo ele, as empresas fazem uma portabilidade interna de titularidade dos números, sem o consentimento do cliente, orquestrada pela quadrilha de golpistas.
O especialista alerta que é preciso cuidado e prevenção no mundo digital. “Quando você sai da sua casa você fecha a porta e tranca a janela. Na internet a gente tem que fazer a mesma coisa, porque os brasileiros são o povo mais prejudicado no mundo em relação à crimes cibernéticos”. Jornal da Chapada com informações do grupo Metrópole