Mucugê, município da Chapada Diamantina, vai receber mais uma vez o evento cultural mais completo da Bahia e a expectativa é de recorde de público. A Feira Literária de Mucugê (Fligê) acontece entre os dias 16 e 20 de agosto e promete uma aventura pelo mundo da literatura, além de explorar a grandeza de outras artes.
O cronograma oficial da feira confirma que na quarta (16), o evento o Fligê+, aquecimento do encontro, realiza Oficinas de leitura, Desfile Literário, Esquenta Fligê, shows e abertura de exposições artísticas, que encerrarão a noite do encontro.
Já na quinta-feira (17) a abertura oficial da feira trará o encontro no Mercado Solidário, a Rede Colaborativa de Feiras e Festas Literárias, Expografias, Concerto com a Filarmônica 23 de Dezembro, Sessão de Abertura com Educação Literária, Conversa Literária e o show ‘Vestido de Amor’, com Chico César.
Na sexta-feira (18), o projeto apresenta a mesa com literatura e música, letra e som, às 11h tem show de Pedro Luís no palco principal, Mesa de Literatura, Linguagem e Música, Roda de Palavras, Leitura Dramática, Sessão de Homenagem à Capinan e o show da Letrux para fechar a noite com chave de ouro.
No sábado (19), o pública vai se apaixonar pela mesa de música e poesia, rodas de palavras e shows do grupo Pau de Arara, Ana Barroso e do cantor Lazzo Matumbe.
No domingo (20), último dia do evento, a Fligê 2023 vai apresentar a Mesa de Canções das obras de Jorge Amado, letra e som, sarau, Mesa Arar letra, sessão especial com lançamentos dos livros da escritora Elena Medrado, Palavra Cantada a Capinan, por Gereba e o concerto de encerramento.
O público infantil que comparecer ao encontro vai curtir a ‘Fligêzinha’, que contará com Casinha de Livros e Contações de Histórias na sexta-feira (18). Já no sábado (19), um bate-papo com a escritora Irene de Souza Nunes vai levar muito aprendizado para o baixinhos. No mesmo dia ainda vai ter Bibex e Brincaderê. No domingo (20), as crianças viajarão nas contações de histórias Bibi cri cri e Histórias Afro-Brasileiras.
A Fligê é um movimento de literatura, música e arte que está em sua sexta edição e a cada novo encontro traz um pouca mais de cultura, conhecimento e lazer para os moradores de Mucugê e os visitantes de regiões próximas.
O propósito da feira é conseguir aproximar o público dos elementos culturais mais ricos do país, além de incentivar a prática da leitura no município chapadeiro. No site oficial da Fligê, está disponível o cronograma completo com os horários e locais das apresentações.
Jornal da Chapada