A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) foi alvo de ataque machista e gordofóbico na sessão desta quinta-feira (3) na CPI do MST. Durante uma discussão, o presidente da Comissão, o deputado Coronel Zucco (Republicanos-RS), perguntou à parlamentar se ela “queria hambúrguer e calmantes para ficar mais calma”.
À Fórum, a deputada Sâmia Bomfim declarou que esse ataque se soma a outros e que a CPI do MST, que buscava criminalizar o movimento, “está desmoralizada”. Além disso, a parlamentar afirmou que o deputado Coronel Zucco responderá criminalmente pelo ataque machista e gordofóbico realizado na sessão desta quinta-feira.
“Essa é a conduta do presidente e do relator desde o início dos trabalhos da CPI, tanto no espaço do Parlamento como nas redes. Isso só corrobora com a desmoralização dessa comissão que, em vez de criminalizar o movimento como eles pretendiam, só tem acumulado episódios de abuso de autoridade e violência política de gênero. Por esse crime, aliás, ambos já respondem a inquérito na PGR e esse novo fato será somado aos autos”, declarou Sâmia Bomfim.
Ataques contra Sâmia Bomfim geram revolta nas redes
Os ataques contra Sâmia Bomfim geraram revolta nas redes sociais. Historicamente, o discurso machista associa as mulheres ao descontrole emocional e, por causa disso, reproduz o discurso de que elas precisam ser controladas e medicadas para viverem em sociedade.
Diante de tamanha violência machista usada contra a deputada Sâmia Bomfim, uma onda de solidariedade, mas também de revolta, tomou conta das redes. As informações são da Revista Fórum.
O Rainha seria hj a "atração" dos que querem criminalizar os movimentos sociais, na CPI do MST. Mas teve postura serena e firme. O "rei" da grosseria, do machismo e da misoginia foi o presidente do colegiado. Essa CPI só se desmoraliza. Toda solidariedade à querida Sâmia Bomfim! pic.twitter.com/cFTO8sflxA
— Chico Alencar ☀️ (@depchicoalencar) August 3, 2023
A extrema direita usa o machismo nu e cru como arma! Minha solidariedade à deputada @samiabomfim, que, mais uma vez, foi alvo de um discurso repugnante no Congresso. Continue firme na luta, Sâmia. Idiotas na política se eternizarão como idiotas na História. pic.twitter.com/toY1FjRUzj
— Túlio Gadêlha (@tuliogadelha) August 3, 2023
Os bolsonaristas deram mais um show de misoginia hoje na CPI do MST. Minha solidariedade à companheira @samiabomfim , que está dando aula de luta e resistência. Não nos calarão! pic.twitter.com/CG4X1JWkUF
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) August 3, 2023
Deixo um abraço e minha solidariedade à colega @samiabomfim pelos ataques machistas e misóginos sofridos na CPI do MST. A violência política de gênero é o recurso que sobra aos politicamente inaptos. Parabéns por sua luta e pelo trabalho corajoso na CPI, querida deputada!
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) August 4, 2023
Toda nossa solidariedade à @samiabomfim e todas as mulheres deste parlamento tão machista e conservador. Não passarão! https://t.co/gs53r3zji1
— Chico Alencar ☀️ (@depchicoalencar) August 3, 2023