O governador Jerônimo Rodrigues iria participar da Feira Literária de Mucugê, na Chapada Diamantina, neste sábado (19). A feira conta com diversas programações que vão até este domingo (20) como estandes institucionais do Governo estadual, produtos da agricultura familiar e artesanatos típicos, além de editoras e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Sobre a Fligê
A sexta edição da Feira Literária de Mucugê, na Chapada Diamantina, realizada entre os dias 16 e 20 de agosto homenageia o poeta, escritor e letrista baiano José Carlos Capinan. O tema da feira deste ano é ‘Literatura e Música’, e reforça os vínculos entre essas duas expressões artísticas na cultura brasileira, que tem Capinan como um dos grandes expoentes entre os autores que transitam engenhosamente entre versos, refrãos e estrofes.
O escritor baiano foi recebido no palco da Fligê durante sua primeira edição, em 2016, quando abordou a Poesia na Música Popular Brasileira em uma das mesas literárias. Tropicalista, Capinan povoa o imaginário da música popular brasileira nacionalmente desde 1965, quando Maria Bethânia interpretou ‘Viramundo’, de sua autoria, nos festivais da canção.
Além de compositor e parceiro na autoria de canções como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jards Macalé, Edu Lobo, Paulinho da Viola, João Bosco, Francis Hime, Gereba, Torquato Neto, Zé Ramalho e outros, Capinan é autor de nove livros, entre eles ‘Confissões de Narciso’, ‘Terra à vista’, ‘Inquisitorial’ e ‘Vinte canções de amor e um poema quase desesperado’, que revela os bastidores do processo de criação de várias canções da MPB assinadas por ele.
Leia também