No dia 28 de agosto de 2023, às 9h, será realizado um importante Ato Público pela implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia. O evento acontecerá no Auditório Jorge Calmon, Anexo Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia, e será uma oportunidade para a população, autoridades locais, lideranças regionais e estudantes discutirem a importância da interiorização do ensino superior federal na região. A região Nordeste da Bahia ainda não possui uma universidade federal, o que dificulta o acesso à educação superior para milhares de estudantes.
A criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) é uma iniciativa que visa atender a uma população de cerca de dois milhões de habitantes e uma extensão territorial de 52.878,39 quilômetros quadrados, correspondendo a 12,42% da população do Estado da Bahia e a 9,36% da área do estado. A mobilização em prol da criação da UFNB tem como marco as ações realizadas desde 2010, intensificadas em 2014, que articulam a sociedade civil e lideranças locais em busca da interiorização do ensino superior.
A proposta da UFNB tem como objetivo geral criar e implementar campi da universidade nos territórios de identidade Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Agreste/Litoral Norte, e objetivos específicos que incluem ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa, promover a extensão universitária, ampliar o acesso à educação e contribuir para o desenvolvimento econômico e socioambiental da Mesorregião Nordeste da Bahia.
“Participe deste Ato Público pela implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia e contribua com o desenvolvimento da região. A mobilização em prol da criação da UFNB é fundamental para a interiorização do ensino superior na Bahia e para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária”, convoca a deputada estadual, Neusa Cadore.
O evento é organizado pela Bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia e pela Comissão Executiva de Criação da UFNB, que tem se mobilizado em prol da criação da universidade. “A participação da comunidade é fundamental para que a UFNB se torne uma realidade e possa contribuir para o desenvolvimento regional por meio da educação, pesquisa e extensão universitária”, afirma a líder do PT, deputada Fátima Nunes.
Jornal da Chapada