O município de Ibiquera comemorou 65 anos de emancipação política no domingo (20). Para celebrar a importante data, a Festa dos Vaqueiros marcou os festejos com shows em uma das maiores produções de eventos já vista no estado.
A cidade chapadeira recebeu os maiores artistas do forró, arrocha e sertanejo. Em dois dias de evento, o público curtiu os shows das bandas Kuarto de Empregada, Arreio de Ouro e Lambasaia, além dos cantores Thiago Aquino, Alex Ouro e João Peixoto. No domingo, o município chapadeiro comemorou o aniversário com os shows dos cantores Robinho Tekilla e Valter Brasil, que colocaram todo mundo para cantar e dançar os seus maiores sucessos.
O prefeito de Ibiquera, Ivan Almeida (PP), parabeniza o município e diz estar satisfeito com a qualidade da festa. “Primeiramente, gostaria de dizer que estou muito feliz em poder prestigiar mais um aniversário desse município tão querido pelos baianos. Comemorar essa data tão importante com a 23ª Festa dos Vaqueiros fica ainda mais especial. Sem dúvidas, essa edição do evento tem a maior estrutura e as melhores atrações de todos os tempos”, diz o gestor chapadeiro ao lado do deputado estadual Eduardo Salles (PP).
Conheça Ibiquera
Ibiquera foi desmembrada do município de Itaberaba em 20 de agosto de 1958. No mês do aniversário, além das tradicionais festas, ainda são realizadas missas e cortejos em consagração a uma das cidades mais visitadas pelos turistas na Bahia.
De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o município tem uma população estimada em 3.725 pessoas. A pecuária bovina, avícola e suína, juntamente com a prática da agricultura familiar, constituem os pilares da economia de Ibiquera.
Quando o assunto é beleza natural, Ibiquera se destaca com a gruta da Lapinha às margens da BR-242. Além de surpreender os visitantes com a arquitetura de suas rochas, o ponto turístico é também o destino de romeiros, que, todos os anos vão até o local no dia 06 de agosto e participam das missas, que são realizadas dentro da gruta.
Jornal da Chapada