Cinquenta famílias de trabalhadores/as rurais que vivem no acampamento Rosimeire Araújo, no município de em Piritiba,na Chapada Diamantina, foram surpreendidas com uma ação violenta de despejo na manhã dessa segunda-feira (21). A área foi ocupada pelas famílias sem-terra em março de 2022.
Por volta de meio dia, aconteceu uma ação de despejo de forma abrupta e sem nenhum tipo de aviso prévio ou ordem judicial, segundo informa movimento. Os trabalhadores rurais “foram surpreendidos com a chegada de carros pequenos e diversos policiais”.
Esses policiais os expulsaram do local com violência, “ateando fogo em suas moradias e plantações, onde produziam milho, feijão, quiabo e diversos outros de alimentos essenciais para a garantia da subsistência da população que vivia no acampamento.
Nos últimos anos, o MST tem denunciado o crescimento constante de despejos e ataques direcionados aos membros do movimento, que estão engajados na luta pela reforma agrária e pela garantia de direitos. Jornal da Chapada com informações do site do MST.