O vaqueiro, um dos símbolos da cultura brasileira, é uma importante figura que expressa a garra e a determinação do povo nordestino. Nesta terça-feira (29), é comemorado o Dia Nacional do Vaqueiro, profissional que tem extrema importância por seu cuidado com o trato do gado, sua participação no desenvolvimento da pecuária e seus saberes do campo.
Nos municípios da Chapada Diamantina, a figura do vaqueiro é tão simbólica que uma festa leva o nome do profissional como destaque. A Festa dos Vaqueiros acontece em diversas cidades chapadeiras e conta com muitas atrações musicais e grandes estruturas, sendo um dos maiores e mais requisitados eventos da região.
Na Chapada Diamantina, os vaqueiros são indispensáveis em áreas de intensa pecuária. Esses trabalhadores do campo auxiliam no monitoramento de reprodução das espécies, fazem a ordenha do leite das vacas, proporcionam alimentação e hidratação ao rebanho, zelam pela saúde do gado e treinam os animais para eventos culturais regionais.
A homenagem aos vaqueiros foi oficializada pela Lei 11.797, de 29 de outubro de 2008 e visa enaltecer um dos maiores representantes das tradições nordestinas. Historicamente, a origem dessa data se deu graças a uma tradição que teve início em 29 de agosto de 1944, no estado do Piauí, em que é realizada há mais de 50 anos a passeata dos vaqueiros. Devido o crescimento de sua popularidade, com o passar dos anos, diversos estados e municípios do país passaram a homenagear os trabalhadores do campo com missas, eventos e festejos.
Jornal da Chapada