CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Festa dos Vaqueiros em Itaberaba teve sua 78ª edição com tradicional desfile da vaqueirama

O prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) participou da festa, ao lado de secretários, coordenadores, gerentes e outros colaboradores municipais, além de vereadores e outras lideranças | FOTO: Divulgação/Secom |

A tradicional Festa do Vaqueiros de Itaberaba, localizada na Chapada Diamantina, chegou à sua 78ª edição e levou mais de mil vaqueiros e vaqueiras pelas ruas da cidade. A ideia é celebrar essa figura emblemática da região. O grupo se reuniu no último domingo (25) na Avenida Ruy Barbosa e saiu em desfile pelas ruas da cidade até o Monte Bom Jesus, onde fica a lendária Pedra do Vaqueiro.

O evento começou com a realização da Missa Campal, celebrada por Frei Beto, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Itaberaba, que levou a mensagem de fé e esperança, alertando para a responsabilidade de todos com o meio ambiente e os animais. Em seguida aconteceu a coroação da Rainha e da Princesa da Festa que contou, ainda, com a participação de dezenas de vaqueiros encourados.

O prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) participou da festa, ao lado de secretários, coordenadores, gerentes e outros colaboradores municipais, além de vereadores e outras lideranças. Montado, assistiu atentamente a toda à Missa Campal e participou da coroação da Rainha e da Princesa da Festa. “É muito importante manter vivas as tradições populares de nossa gente e a figura do vaqueiro representa muito bem a força de nossa cultura”, disse.

Veja mais fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em seguida o grupo saiu em desfile, passando pelo Monte Bom Jesus, e seguindo em direção ao Parque de Exposição de Itaberaba, onde aconteceu o tradicional almoço dos vaqueiros. Após o almoço, uma multidão se reuniu no Parque de Vaqueja Mandacaru, que fica ao lado, para a Corrida de Argolinhas, com a participação de vaqueiros de Itaberaba e toda a região. No total, foram distribuídos R$ 8 mil em prêmios.

A 78ª Festa dos Vaqueiros de Itaberaba foi uma realização da prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), com o apoio especial da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O evento contou ainda com os shows de Adrielly Araújo, Moreninhos da Pisada e do repentista Felipe Almeida. O desfile pelas ruas da cidade foi puxado pelo grupo Sela de Prata. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas