A fala da deputada federal Erika Hilton rebatendo uma parlamentar bolsonarista na Câmara dos Deputados, por conta de ataques transfóbicos, ganhou as redes sociais. Nas postagens, internautas ressaltam o apoio a Hilton e destacam sua coragem. “Tentar usar característica biológica para excluir, para desqualificar a mulheridade de mulheres trans e travestis é, sim, transfobia escrachada”, disse Erika, primeira mulher trans eleita deputada federal no estado de São Paulo.
“Esse discurso biológico já foi utilizado muitas vezes para dizer, por exemplo, que mulheres negras não precisam de anestesia no parto porque as mulheres de verdade são as mulheres brancas. É o discurso biológico da exclusão, do preconceito. O discurso que não leva em consideração qual é o recorte histórico, social ao qual nós mulheres trans e travestis estamos inseridas na sociedade brasileira”, complementou.
Hoje uma deputada bolsonarista alegou durante a Comissão da Mulher que mulheres trans estão roubando o "lugar" da "mulher de verdade".
A deputada Érika Hilton, que ao lado de Duda Salabert, compõe a primeira bancada trans no Congresso reagiu e respondeu a deputada transfóbica à… pic.twitter.com/YFqNp8XHXJ
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 31, 2023
“Uma deputada bolsonarista alegou durante a Comissão da Mulher que mulheres trans estão roubando o ‘lugar’ da ‘mulher de verdade’. Que preocupação é essa com as mulheres que só aparece na hora de atacar mulheres trans? Que preocupação é essa que não se traduz em cobrança aos seus colegas bolsonaristas, que votaram contra a Igualdade Salarial de Gênero nesse ano? Que preocupação é essa que não se traduz em cobrança aos seus colegas bolsonaristas que votaram contra o absorvente gratuito?”, finaliza.Jornal da Chapada com informações do Brasil 247.