Em sessão no plenário Orlando Spínola, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) concedeu a Comenda 2 de Julho ao ex-deputado Marcelo Nilo na última quinta-feira (31). O evento contou com a presença do prefeito de Utinga, Joyuson Vieira (PSB), do vice Átila Karaoglan (PSB), do deputado estadual Marcelinho Veiga (UB), do prefeito de Salvador Bruno Reis (UB), de ACM Neto (UB), entre outras autoridades.
Marcelo Nilo, que teve cinco mandatos consecutivos na Alba, foi homenageado com o recebimento da medalha por reconhecimento pela sua atuação em defesa das liberdades do povo da Bahia. Na mesma cerimônia, foi exibido um vídeo sobre a vida do ex-deputado, além da inauguração da sua foto na galeria de presidentes que já passaram pela Casa. Deputados, prefeitos, desembargadores, ex-governadores, e diversas outras personalidades lotaram o plenário para homenageá-lo.
No evento, o prefeito Joyuson Vieira foi um dos primeiros nomes citados no discurso de Marcelo Nilo, como um grande companheiro. Em publicação em sua conta oficial do Instagram, o prefeito de Utinga fez questão de elogiar o experiente político. “Teve uma entrada triunfal na Casa para ser condecorado pela unanimidade dos deputados, em cerimônia de entrega da medalha 2 de julho, a mais alta honraria da Alba. Parabéns, meu amigo”, escreveu o gestor chapadeiro.
No plenário, o homenageado agradeceu a consagração. “Jamais imaginei estar aqui neste momento, sendo condecorado na Casa das Leis, na Casa do Povo. Foi uma deferência muito grande dos pares da Assembleia Legislativa para um homem que viveu cada centímetro quadrado aqui do poder legislativo baiano”, diz Marcelo Nilo.
No final do discurso, Nilo falou sobre o futuro. “Vou disputar a vaga para o Tribunal de Contas dos Municípios. Acho que vai ser uma eleição difícil, enfrentar um candidato do governo não é fácil, mas eu vou lutar. Se eu ganhar, vou ser conselheiro. Se perder, vou avaliar a candidatura a deputado federal em 2026”, finaliza o ex-deputado.
Jornal da Chapada