O auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Seabra, foi palco para o Encontro Territorial para a Juventude na última quinta-feira (31). O evento pautou a formação de lideranças juvenis no território de identidade da Chapada Diamantina.
A reunião contou com a presença de líderes de turmas e grêmios estudantis de escolas de diversos municípios do Núcleo Territorial de Educação da Chapada Diamantina (NTE 3) para iniciar a formação do que se espera como linha de sucessão para os líderes comunitários em atuação na região.
O foco do primeiro encontro foi chamar a atenção dos jovens para o seu papel dentro e fora das escolas públicas. O intuito é transforma-los em instrumentos de transformações positivas para as comunidades.
A ideia foi lançada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Altino Bomfim. Um diagnóstico da situação das comunidades deverá ser feito pelos estudantes, a partir do que foi discutido no auditório. Em seguida, voltarão a se reunir com o grupo para apresentar os aspectos observados em seus municípios, bairros e escolas.
O professor Azamor Guedes, do IFBA, também presente na reunião, afirmou que o trabalho não deve parar deve ganhar novas etapas. “o papel da juventude é transformar a realidade. Conhecer primeiro, entender as suas necessidades para então se posicionar como instrumento de transformação social, sendo continuadora das lutas das suas comunidades”, frisou.
O evento foi realizado pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) da Chapada, a programação contou também com a participação da diretora do IFBA Seabra, Suélia Braga, da diretora do NTE 3, Jucelina Guanaes, da coordenadora do Colegiado do Território da Chapada, Geisa Gabriele Silva, além da Coordenadora da Câmara Técnica de Juventude do Território da Chapada Taísa Alves e do membro da Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia, João Alberto Souza.
Segundo João, os participantes apresentaram alternativas para compor uma carta de intenções que deve ser enviada aos órgãos colegiados para influenciar as políticas públicas educacionais da região. O representante ainda revela que alguns compromissos foram firmados com as lideranças juvenis, entre eles a realização de encontros municipais e a participação mais efetiva no planejamento das atividades da juventude chapadeira.
A formação de uma rede territorial de comunicação será estabelecida com a ajuda do Departamento de Formação e Apoio a Órgãos Colegiados da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, na figura do chefe de formação, Marcelo Rocha, que dirigiu boa parte das atividades com os jovens durante o encontro desta quinta.Jornal da Chapada com informações do Correio 24h.