Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Estudantes são confirmados no lançamento da revista em quadrinhos ‘Ruy: do Sonho à Realidade’ em Mucugê

Mucugê vai sediar a inauguração de revista que conta a história do jurista Ruy Barbosa | FOTO: Montagem do JC

A Prefeitura Municipal de Mucugê e os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM) da Bahia apresentam, nesta sexta-feira (29), o lançamento da revista em quadrinhos ‘Ruy: do Sonho à Realidade’. A publicação narra a vida do patrono dos Tribunais de Contas do país e será disponibilizada para o ensino público do município.

Organizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Mucugê e pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), o evento será realizado na Câmara Municipal de Mucugê, às 9h, e terá a apresentação da jornalista Thaic Carvalho e palestra do conselheiro do TCE-BA Inaldo Araújo, diretor da ECPL, além da participação do ator mirim Antônio Pietro, protagonista do vídeo sobre a revista.

A rede de ensino pública de Mucugê abrange 24 escolas. Segundo Rosane Chagas, secretária de educação do município, o lançamento será realizado para aproximadamente 300 estudantes, que representam uma unidade escolar estadual e oito municipais.

“Esperamos que com esse evento os nossos alunos possam conhecer um pouco da história de Ruy Barbosa e utilizem a revista para aprimorar seus conhecimentos. Também contamos com os professores para aproveitarem este material em apoio às atividades didáticas e em ações de estímulo ao exercício da cidadania”, frisa Rosane.

A revista foi lançada oficialmente em março deste ano, durante Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O evento marcou a passagem do centenário de morte de Ruy Barbosa. A obra conta a história do grande jurista baiano, desde a sua infância até a vida adulta, incluindo seu incentivo no campo das ciências para o desenvolvimento educacional do país.

O intuito da publicação é incentivar os jovens a praticar o hábito da leitura, além de faze-los conhecer figuras importantes da história baiana. Figuras históricas como Ruy Barbosa servem de inspiração e estímulo para promover maior inclusão e mobilidade social, objetivos que as instituições devem buscar por meio de políticas públicas.

A distribuição para as escolas públicas estaduais e municipais é resultado de uma parceria entre o Instituto Rui Barbosa, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, a Secretaria de Educação e o Governo do Estado da Bahia.

A revista também pode ser acessada pelo QR-CODE impresso nos marcadores de páginas e no Portal do TCE https://www.tce.ba.gov.br/, na aba de publicações.Jornal do Chapada com informações do TCE-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas