A prefeitura de Abaíra, na Chapada Diamantina, colocou maquinas retroescavadeiras para tentar impedir a realização de um evento do 23° Festival da Cachaça no município. O episódio inusitado aconteceu no último domingo (24) e foi motivado pelo fato do prefeito Edval Luís (UB), o popular ‘Diga’, não ter aceitado a organização da festa ter sido executada pelo Governo do Estado.
O prefeito Diga teria ficado chateado pelo evento ter sido patrocinado pelo Governo do Estado, via Sufotur (Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia). Como resposta, a prefeitura municipal chegou a colocar máquinas retroescavadeiras para impedir o acesso a um trio do evento, na Praça Francisco Pereira.
A gravidade da situação fez a Associação Comunitária de Fazenda Malhada mover uma liminar contra a prefeitura de Abaíra. A ação foi atendida pelo juiz Rodrigo Souza Britto e proferida em plantão judiciário na mesma noite da confusão.
Em decisão do magistrado, ficou estabelecido que o prefeito de Abaíra teria que liberar a realização do evento, com multa de R$ 300 mil em caso de desobediência à medida. De acordo com informações, a prefeitura ainda insistiu no bloqueio mesmo após a decisão, mas liberou a via depois de uma negociação.
Prefeitura de Abaíra bota máquinas para impedir evento; caso foi resolvido após decisão da Justiça e negociações
Veja aqui ▶️ pic.twitter.com/CgrJQQwBR8
— BN Municípios (@BNMunicipios) September 26, 2023
Resposta do Prefeito
Em um vídeo que circula nas redes sociais, o prefeito Diga relata que o evento seria uma invasão à competência do município de organizar o festival. “Tentaram invadir a nossa cidade, mas jamais terão essa guarita, porque aqui tem moral, aqui tem homem governando, homem de sangue, de pulso, que governa Abaíra como nunca”, rebate o gestor.
Jornal da Chapada