A prefeita do município de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), reforçou a luta pela criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina. A gestora enxerga o projeto como uma forma de valorizar a educação e oferecer mais oportunidades para os jovens da região.
Através de um vídeo publicado nas redes sociais, nesta sexta-feira (29), a prefeita anunciou o apoio oficial ao projeto. “Por acreditar que a educação transforma vidas, estamos apoiando a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina”, revela Guilma.
“Para beneficiar a juventude, nossa gestão criou a ‘Casa dos Estudantes’ em Salvador. Mas é muito longe de Nova Redenção e os jovens acabam ficando afastados de suas famílias. Eu acredito que, se tivéssemos um campus aqui, tudo seria mais fácil e eles poderiam devolver ao município todo o conhecimento adquirido na faculdade. Vamos até o fim nessa luta!”, ressalta a gestora.
No último sábado, o prefeito de Utinga, Joyulson Vieira (PSB), apoiou um protesto com estudantes e professores, em prol da implementação da faculdade na região chapadeira. O gestor também se manifestou verbalmente a favor do projeto e ainda fez críticas ao governo do estado.
“A Chapada é sempre o último local a receber todo tipo de benefício regional; foi assim, com os hospitais regionais, com as policlínicas, com o IFBA, com os complexos de barragens e com a Universidade federal, essas últimas, ainda no campo das promessas”, frisou o prefeito de Utinga.
Universidade Federal da Chapada Diamantina
A comunidade chapadeira tem erguido uma bandeira com força e determinação: a criação de uma Universidade Federal na região. Essa luta ganhou um novo capítulo quando um abaixo-assinado, contando com a adesão de todos os prefeitos e deputados locais, à exceção de Otto Filho, foi entregue ao então governador Rui Costa.
O objetivo dos gestores é de que o governador da Bahia consiga tirar o projeto do papel e disponibilize verbas para que a construção da Universidade seja realizada o mais rápido possível. Proporcionando assim, mais desenvolvimento socioeconômico na Chapada Diamantina.
Jornal da Chapada