Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Aplicativo é lançado e se torna Patrimônio Cultural do distrito de Igatu em Andaraí

A região é conhecida pelas “casas de pedra” e cujo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico, tombado pelo IPHAN desde o ano 2000 | FOTO: Divulgação |

Nesta segunda-feira (30), em evento online, o Colabora Bens, aplicativo que reúne informações do Patrimônio Cultural e Imaterial da vila de Igatu, na Chapada Diamantina. Todo o conteúdo da plataforma foi produzido e alimentado por 15 moradores da vila, maiores de 16 anos, capacitados como agentes patrimoniais na Oficina de Inventário Participativo em Patrimônio Cultural Imaterial, ocorrida em agosto. A região é conhecida pelas “casas de pedra” e cujo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico, tombado pelo IPHAN desde o ano 2000.

“O projeto possibilitou que os mais jovens conhecessem, além de sua história, parte de seus lugares de referência na região”, conta a pesquisadora e idealizadora do projeto, Fernanda Gallo. Além de fotos, vídeos e áudios coletados em campo, há uma seção sobre o calendário cultural da vila e informações sobre o conceito de Patrimônio Cultural Imaterial. Durante o trabalho de campo, foram identificadas em Igatu 51 referências culturais, subdivididas nas categorias: Lugares, Celebrações, Formas de expressão e Saberes.

O evento de lançamento acontece a partir das 19h30, no perfil do projeto no Instagram. Em janeiro, durante os festejos de São Sebastião, padroeira da vila, serão distribuídas presencialmente cartilhas sobre o tema, produzidas durante a oficina de capacitação dos agentes. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas