O Plano Municipal de Educação (PME) de Itaberaba foi tema de uma audiência pública que aconteceu no dia 16 de novembro no auditório do campus 13 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A audiência que começou por volta das 14h serviu para subsidiar os debates sobre os resultados alcançados e consolidados no documento preliminar do PME.
O evento reuniu membros do Fórum Municipal de Educação do Conselho Municipal de Educação e da Equipe Técnica para Monitoramento e Avaliação do PME, além de professores, coordenadores e gestores da educação. A audiência contou também com a presença da secretária de educação, Nogma Brito é da diretora do NTE 14, Valdeci Santana.
Quem esteve presente na audiência pôde acessar o formulário através de um QRcode e participar da elaboração das propostas. Para quem quer contribuir com o plano municipal, o formulário fica disponível até o dia 28 de novembro, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8o-R9aLF9nbKls-9n3toCZBTs7NkSsQXo0pOAG0W2moTzVQ/viewform.
As propostas para o município devem ser elaboradas com base no Plano Nacional de Educação. No formulário é possível acessar o PNE através de um link disponível. A secretária Nogma Brito fez um balanço dos avanços da Educação em Itaberaba destacando as novas escolas e creches construídas pelo Governo Municipal e a valorização dos profissionais da educação.
Um dos principais avanços segundo, Nogma Brito foi na Educação Inclusiva. “Graças ao trabalho do Governo Municipal, Itaberaba é uma referência para muitas cidades na Bahia, porque conta com unidades escolares muito bem equipadas com salas de recursos de educação especial inclusiva e com profissionais especializados. São 23 salas de recursos e 21 especialistas em Educação Especial na rede municipal de ensino”.
A secretária citou ainda o Centro de Apoio Pedagógico em Educação Espacial (Ceape) de Itaberaba, que é modelo para outras cidades baianas e destacou o desempenho da educação no município durante a pandemia, “conseguimos atravessar a pandemia da Covid-19 superando os desafios com muita dificuldade, investindo em recursos tecnológicos e dando suporte técnico e psicológico para os professores. Vencemos e isso deixou um grande legado para nós”.
O Plano Nacional de Educação determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. O Governo Municipal de Itaberaba, o Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação convida a população a participar da avaliação e monitoramento do plano municipal com base no PNE para que a cidade continue avançando na educação infantil, na educação fundamental, na educação do campo, na valorização dos profissionais e em todas as áreas que compõem o sistema de educação. As informações são de assessoria.