A prefeitura de Boa Vista do Tupim anunciou a realização de ações emergenciais de combate à seca severa que atinge o município. Dentre as iniciativas já em andamento, estão o abastecimento de água com carro-pipa e a construção de poços artesianos em comunidades rurais.
Além dos 21 poços artesianos já perfurados na zona rural, está em andamento a construção de mais 10 poços que contemplarão diversas localidades do município, tais como: Assentamento Beira Rio na região Zé Martin, Assentamento Cana Brava na região Lagoa do Arroz, Assentamento Aliança na região das Trezentas em Pé de Serra, Assentamento Torre de Sião, Malhada Grande, Mata do Óleo de Cima, Macambira e Itapiroroca.
Na zona rural, estão sendo realizados serviços de abastecimento de água com tanques pipa puxados por tratores, utilizando caminhões cedidos pelo Exército, pela Defesa Civil e pela gestão local. Além disso, está sendo efetuada a limpeza de aguadas para o armazenamento de águas pluviais durante épocas de trovoadas na região nas localidades de Gameleira, Cambuí e Barra Verde e Beira Rio.
As ações têm como objetivo garantir o acesso à água potável para a comunidade, beneficiar a produção agrícola na zona rural, assegurar a hidratação dos animais que habitam nas regiões mais afetadas pela estiagem e possibilitar o planejamento de novos plantios na região.
Jornal da Chapada