Através do prefeito Thiago Dias (PCdoB), a Prefeitura de Jacobina publicou, na última sexta-feira (15), no Diário Oficial do Município, um decreto que oficializa a situação de emergência nas áreas do município identificadas no Formulário de Identificação do Desastre (FIDE). A cidade é uma das mais atingidas pela seca que já afeta diversas localidades da Chapada Diamantina.
O prefeito relatou o atual cenário da estiagem que afeta o município. “Devido a grande redução dos índices pluviométricos em nosso município, com repercussões graves na agropecuária, meio ambiente, dentre outras consequências, decidimos declarar situação de emergência em Jacobina”, salientou Thiago Dias.0
“Aguardamos agora, o mais rápido possível, a homologação, por parte do governo do estado e da União, para que sejam buscados os recursos possíveis, para as necessidades da população”, finalizou o gestor chapadeiro.
A medida já está em vigor e terá validade por um período de 90 dias. Além de Jacobina, diversos municípios da Chapada Diamantina também enfrentam os impactos do prolongado período de estiagem que assola a região. Em Boa Vista do Tupim e Itaberaba, as administrações municipais já estão implementando ações emergenciais para assegurar o abastecimento de água, principalmente nas áreas rurais. Jornal da Chapada com informações do portal Jacobina Notícias.