Após a população de Jacobina expressar perplexidade diante da poda de diversas árvores nas margens do Rio Itapicuru-Mirim, a prefeitura municipal esclareceu a ação por meio de uma Nota Oficial. No documento, a gestão enfatiza a importância ecológica das árvores, mas destaca que a medida foi executada para prevenir acidentes elétricos na localidade.
Em uma nota enviada ao portal Jacobina 24h, a prefeitura destaca a relevância das árvores nas áreas urbanas, realçando os benefícios que proporcionam às cidades e à população. Contudo, ressalta a necessidade de um planejamento adequado do plantio, considerando o entorno, uma vez que as árvores competem por espaço com outros equipamentos urbanos, como postes, placas de sinalização, semáforos, calçadas e rede elétrica.
O comunicado enfatiza que o processo de arborização na região foi conduzido de maneira inadequada, negligenciando a presença de rede elétrica de alta tensão sobre as árvores na localidade. Além disso, ressalta a proximidade entre algumas árvores exóticas, demandando podas mais drásticas como medida preventiva para evitar acidentes com a rede elétrica.
A SMMA esclarece que conduz avaliações individuais prévias antes de realizar podas e destaca o contínuo esforço da Secretaria no levantamento quantitativo da arborização do município. Atualmente, cerca de 7.000 árvores estão registradas na sede, povoados e distritos.
A nota conclui destacando as iniciativas positivas da SMMA, em parceria com empresas colaboradoras, na produção e distribuição de mais de 6.000 mudas de plantas ao longo do ano de 2023, promovendo assim o equilíbrio ambiental do município. A população é incentivada a adquirir mudas no horto municipal, bastando fazer a solicitação junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Jornal da Chapada com informações do portal JAC24h.