Em uma reunião conjunta entre o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o comitê de bacia hidrográfica do rio Paraguaçu e a Associação dos Agricultores da Bacia do Rio Utinga (AABU), foi renovado o acordo de cooperação técnica, marcando o início do processo de cadastramento dos usuários da sub-bacia do Rio Utinga, um seguimento importante da Bacia do Paraguaçu. Realizada na última quinta-feira (5), o encontro destaca o compromisso do governo estadual com a sustentabilidade hídrica na Bahia.
Diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Inema, Antonio Martins Rocha esclareceu que o objetivo é a regularização cadastral dos usuários da sub-bacia do Rio Utinga. Tal medida visa uma gestão mais eficiente e adequada dos recursos hídricos da região. “O Inema proporcionará toda a assistência técnica operacional necessária, auxiliando a AABU e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Paraguaçu na execução do cadastramento dos usuários e plano de comunicação”, explica.
“Esta parceria reflete o compromisso do estado para alcançar uma gestão hídrica responsável na região, alinhando-se para sustentabilidade e preservação ambiental. Não estamos apenas regulamentando o uso da água, mas também assegurando que as futuras gerações tenham um ambiente saudável e recursos suficientes”, ressaltou Antônio Martins Rocha.
O encontro também significou a continuidade dos esforços que começaram em 2021, retomados neste ano de 2024. Guilherme Sarmento, Presidente do Comitê da Bahia de Paraguaçu, ressaltou a contribuição significativa do Professor Zé Mario e do Inema, enfatizando, portanto, o papel fundamental das instituições no processo de uma gestão hídrica eficaz. As informações são de assessoria.