Um encontro produtivo com vistas a estabelecer uma relação mais próxima entre a universidade e o mundo do trabalho. Foi como o presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, e o vice-reitor da UFBA, Penildon Silva, resumiram a reunião realizada na manhã desta segunda-feira (26), na vice-reitoria da instituição, com intuito de discutir programas de educação e qualificação profissional à luz das políticas do governo federal e do desenvolvimento tecnológico.
“Realizamos um encontro recheado de ideias de integração entre o mundo do trabalho e a universidade. Apresentamos ao vice-reitor uma série de demandas no sentido do estabelecimento e ampliação de programas já existentes de capacitação profissional. Solicitamos que o diálogo da universidade com a base da pirâmide do trabalho seja ampliado. E, por fim, nos colocamos à disposição, por meio da UGT, para fazer essa ponte”, disse Marcelo, que é também presidente do Conselho Estadual Tripartite Paritário de Trabalho e Renda (Ceter-BA), ligado à Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O vice-reitor da UFBA, Penildon Silva, também comentou sobre o encontro. “Foi uma reunião muito produtiva, porque queremos estreitar a relação da universidade com os movimentos sociais, especialmente o movimento sindical, isso num momento em que a universidade se prepara para iniciar dois importantes projetos em parceria com o Ministério do Trabalho: um na área de formação profissional em tecnologia da informação e outro de energias renováveis, áreas de alta empregabilidade, áreas de ponta e revolução tecnológica, essenciais para a nova política industrial que o governo federal está fazendo”. As informações são de assessoria.