Em uma conversa com a participante Isabelle Nogueira, o baiano Davi Brito não economizou elogios ao descrever dois dos mais conhecidos pontos turísticos da Chapada Diamantina. Durante o diálogo, o participante mais seguido do BBB mencionou a beleza do Poço Encantado e da Gruta da Lapa Doce, deixando a amiga deslumbrada com as características da região.
Visivelmente empolgado, Davi compartilhou com Isabelle os encantos e mistérios do Poço Encantado, descrevendo detalhadamente suas beleza natural e atmosfera mágica do local. “Lá é escuro, mas só pode ser coisa de Deus, pois apenas uma luz que reflete na água faz com que ela fique azul e completamente cristalina”, relatou o baiano.
Durante a interação com sua amiga mais próxima no jogo, Davi mencionou as belas cachoeiras da Chapada Diamantina, a beleza rústica e inigualável da Gruta da Lapa Doce, conhecida por suas formações rochosas esculpidas pelo efeito da água e do tempo, e Lençóis, a cidade mais visitada da região chapadeira.
Poço Encantado
Uma das mais belas paisagens e atrativos naturais da Chapada Diamantina, o Poço Encantado, localizado no município de Itaetê, costuma receber diversos elogios em razão das suas águas cristalinas da gruta, no qual as pedras e a vegetação submersas produzem o fenômeno que torna o seu interior azul, na medida em que os raios de luz de sol incidem em sua superfície.
Este efeito encantador pode ser admirado em qualquer época do ano. No entanto, o espetáculo visual fica ainda melhor entre os períodos de abril e setembro, nos horários entre 9h30 e 14h. No entanto, o fenômeno pode também ser contemplado neste final do ano, todos os dias, entre os horários das 8h às 16h.
O poço, com 65 metros de profundidade, com águas ricas em calcário, e 110 metros de comprimento, fica localizado dentro de uma gruta com cerca de 70 metros de altura, onde o acesso pode ser considerado de grau médio. Após descer uma longa escadaria se chega à entrada da caverna, que tem um acesso íngreme e escuro, mas que com a ajuda dos guias e lanternas, a visita torna-se tranquila.
Gruta da Lapa Doce
No coração da deslumbrante Chapada Diamantina, um tesouro natural e histórico aguarda para ser explorado: a Gruta Lapa Doce. Além de ser um espetáculo geológico de tirar o fôlego, a gruta é um verdadeiro portal para o passado, revelando segredos da pré-história e contribuindo significativamente para a compreensão da ocupação humana na região.
A Gruta Lapa Doce está estrategicamente localizada no município de Iraquara. O acesso à gruta proporciona uma jornada pitoresca através de estradas cercadas por vegetação exuberante, revelando a grandiosidade da natureza que antecede a chegada aos portões da atração.
Jornal da Chapada